sábado, 7 de fevereiro de 2009

Medelin

Dia 24
Um dia na cidade da eterna primavera; Medellin

Hoje gastamos um dia na cidade que na década de oitenta ganhou o titulo mundial de cidade mais violenta. As fotos da cidade vão mostrar como foi que encontramos a Medellin de 2009. Gostou?Isso mesmo, nos tambem gostamos, pois não foi só a modernização que aconteceu por aqui, ao lado de grandes infra-estruturas construidas na cidade como metrô, metrô de cabo para atender bairros instalados em montanhas, auto-estradas, o governo tambem decidiu investir em seguranca fazendo uma limpeza moral na cidade; aqui em Medellin a violência é coisa do passado que de passagem, ninguém sente saudades; e emocionante ver como e possivel vencer este cancer e implantar um clima de paz em uma metropole.
Uma vez que decidimos passar um dia todo na cidade e não sabíamos muito bem oque que fazer com tantas opções de turismo, escolhemos um city tour oferecido por uma bem organizada companhia publica que nos custou $12,00 US Dollars. A primeira parada foi em um edifício chamado de "edifico inteligente", inteligente porque além de ser totalmente automatizado e ecologicamente correto, serve como central de inteligência que coordena e fiscaliza todas as outras companhias publica do estado; com esta medida, o governo conseguiu fazer com que as empresas públicas atingissem altisima lucratividade e investisse o dinheiro arrecadado em infra-estrutura. Na praça construída ao lado do edificio, conhecemos e experimentamos um spa publico para os pes, isso mesmo, para atrair turismo ao local, eles construíram um local chamado de Pés Descalços dedicado para terapia dos pés. O local e muito agradavel e organizado com aparencia e estrutura de obra de primeiro mundo. O mais interessante em nossa opiniao foi saber que qualquer pessoa pode frequentar o local, receber uma terapia gratuita e ademis, com acompanhamento e orientacao de um guia que tambem e gratuito.
Depois de fazermos uma terapia e desfoliamento na sola de nossos pes, nos dirigimos ao topo de uma montanha que fica no meio da cidade. Neste local conhecemos um povoado onde vivia o povo Paysa, a tribo que deu origem a cidade e deu origem a expressão de Paysano, que significa oriundo de Medellin.
Depois seguimos para o centro da cidade para conhecer a antiga Medellin. O centro da cidade é muito tumultuado, como em qualquer centro urbano da America LAtina, ali vimos muita gente caminhando nas ruas, tambem vimos camelôs e bares velhos que alem de bebidas tambem oferecem o servico de prostituicao. O bonito do centro e a famosa Praça de Botero. Fernando Botero e um famoso escultor e pintor Colombiano que ainda vive e mora na Italia. Vejam as fotos de algumas de suas obras, interessante salientar que estas obras com precos incalculaveis sao expostas ao público em praça publica.
Acabamos nosso city tour em um local que eles chamam de Praça dos Desejos, um local construido ao lado de um terminal do metro onde oferece dezenas de atividades gratuita, ali conhecemos um relógio do tempo e aprendemos como funciona, conhecemos um sistema de conchas acústicas que explica como funciona o sistema de telefonia sem fio.
O que nos chamou muito atenção em tudo que conhecemos na cidade de Medellin foi a qualidade das construções e o alto padrão de manutenção; tudo aqui é muito bem cuidado. Para se ter uma idéia, os banheiros públicos dos lugares onde fomos é mais chic que muitos banheiros que conhecemos em Shopping Centers de alto padrão.
Chocante, olhem as as fotos e vejam se vocês conseguem visualizar pichações em qualquer lugar da cidade, pois não encontramos nenhuma pichação em uma cidade com mais de 3 milhões de habitantes; isso e oque chamamos de civilidade e educação.
Medellin também é uma cidade muito interessante para se conhecer, ficando nossa dica para turismo. Ah, uma dica aos amantes do tango Argentinose, se vier a Medellin, nao deixe de conhecer o aeroporto regionalon, local onde morreu o famoso cantor Argentino Carlos Gardel em um acidente de avião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por se interessar pela nossa expedição!!!