sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Cartagena - Medelin

Dia 23
Medellin, o encontro com a Cordilheira dos Andes

Começamos nosso dia com um café da manhã no Hilton hotel em Cartagena, ou como vocês mesmos podem conferir na foto, o café não foi propriamente no coffe shop do Hilton, mas na frente dele. O casal 20 que conhecemos, Humberto e Eliane, nos fizeram o favor de ir as 5 da manhã em um local famoso e longe da cidade de Cartagena especialmente para comprar arrepas com ovo, um prato típico da costa da Colômbia, tudo isso somente foi feito porque eles queriam que experimentássemos a tal arrepa. Confesso que a arrepa estava divinamente saborosa, mas para nós dois brasileiros café da manhã com refrigerante, esta nunca tínhamos experimentado; mas eles disseram que fazia parte da tradição e assim fizemos. Bem, não foi tão difícil tomar refrigerante às 9 da manhã. Logo após o acontecido, nos despedimos e seguimos viagem para Medellin. Eles nos disseram que seriam aproximadamente doze horas de viagem entre Cartagena e Medelín. Na verdade tínhamos achado que era um exagero, pois no mapa parecia bem perto. Doze horas depois, descobrimos que eles tinham a razão, pois nosso erro foi não contar com a cordilheira dos Andes.
Na companhia de José, que durante a viagem nos contara toda sua vida e também um pouco sobre a historia de seu pais, passamos horas e horas seguindo procissões e procissões de carros e caminhões serra acima, foi muito desgastante, mas não nos estressamos porque viajar na costa do Pacífico da América Latina não esperávamos ser diferente. Na estrada, fomos parados varias vezes pela polícia, em todas as ocasiões, os policiais foram muito simpáticos e profissionais, nunca mencionaram ou nem se quer deixaram transparecer a intenção de pedir propina. Gostaríamos de deixar nossa homenagem ao trabalho da policia da Colômbia. Veja a foto onde os soldados nos solicitaram uma foto, neste momento estávamos a quase 3 mil metros de altitude. Ali naquele momento o dia quase parecia noite porque a montanha fica encoberta com uma neblina densa e a temperatura em torno de 10 graus centigrados. As estradas da Colômbia deixam muito a desejar, não encontramos buracos. Como acontecera em outros países que já passamos, não tem terceira faixa para veículos pesados e o pedágio comeu solto; foram 8 cancelas de pedágio que custou mais ou menos 3 dólares cada um deles.
Medellin é realmente uma metrópole maravilhosa, corresponde com todos os comentários que ouvimos em Cartagena, concordamos que realmente Medellin é uma cidade moderna, bonita e também nos pareceu segura. Saímos para jantar no centro da cidade e encontramos milhares de pessoas andando tranquilamente pelas ruas, igual as pessoas fazem em qualquer cidade segura da Europa ou EUA. O que ouvimos foi que depois do fim do Cartel de Medellin, houve uma limpeza moral na cidade e hoje todos tem orgulho do clima de paz que reina na cidade. Antes que eu esqueça, a gasolina em Colômbia custa o mesmo preço do Brasil e quando você paga no cartão as pessoas perguntam em quantas prestações queremos parcelar a compra.
Irônico, mas aqui tudo se parece com Brasil. Na estrada também vimos alguns barracos de lona preta com pessoas morando dentro, nos lembrou os sem terra. Concluímos que a Colômbia, como o Brasil, é um país cheio de contrastes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por se interessar pela nossa expedição!!!