quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Costa Rica - Região Norte

Dia 15
Um dia na costa norte do pacifico da Costa Rica.
Hoje foi o nosso décimo quinto dia viajando e não pegamos nenhuma gota de chuva até o momento. Conhecemos hoje algumas praias do norte do pacifico em Costa Rica. A primeira foi a praia Hermosa, depois a praia de Coco e Tamarindo. A mais moderna e desenvolvida é a praia de Tamarindo, uma praia linda com grandes hotéis e muitos restaurantes com excelente Infra-estrutura. Depois de visitar estas três praias e conhecer melhor o litoral do pacifico no norte de Costa Rica entendemos porque os turistas americanos escolheram o pais como o preferido na Centro-América; Costa Rica pode ser considerado o pais de primeiro mundo da América Central.
Não vimos pobreza em Costa Rica até o momento. As casas do interior são de boa qualidade e na maioria com ar condicionado. A frota de veículos é de muito boa qualidade. Aqui tudo é muito bem sinalizado, as estradas talvez sejam o quesito que desclassifica Costa Rica entre as nações com bom padrão de vida; as estradas são na maioria de mão e contra mão com bom asfalto, mas como no México não tem boa pintura e não possuem acostamentos.
A gasolina da Costa Rica foi a mais cara até o momento, o litro custa em torno de 85 centavos de dólar. Outra coisa que notamos em Costa Rica é que o custo de vida nas áreas turísticas são altos, muito mais alto que nos outros países da America Central. No jornal de Costa Rica notamos que o Brasil tem muito destaque por aqui.
Hoje chegamos perto do vulcão de Arenal. Amanhã vamos subir o vulcão mais ativo da America Central.
Somente como curiosidade: a fronteira (sic. serviço de fronteira) de Guatemala e El Salvador vai ser fechada amanhã para sempre. Com o acordo de união dos países da America Central começam abrir as fronteiras. Nós tivemos a oportunidade de passar por uma barreira que não existira mais. Estamos presenciando e vivendo a historia.









Costa Rica

Dia 14
Baia de Papagaio, Costa Rica.
Hoje tiramos o dia para conhecer a famosa baia de Papagaio no norte de Costa Rica no litoral do Pacifico. Logo de manhã experimentamos as conseqüências da falta de investimento em Infra-estrutura que usualmente acontece em cidades turística em países em desenvolvimento; o hotel que estávamos hospedado ficou sem água durante a manhã inteira.
Após a posse e discurso do novo presidente dos EUA, Obama, saímos para o litoral em direção a Baia de Papagaio no litoral do Pacifico. Bem diferente do que vimos na cidade de Liberia, onde a modernidade da globalização ainda não deu sinal de vida, a Baía de Papagaio possui grandes investimentos em resorts, hotéis, campos de golfe, marinas, casas, condomínios, prédios e etc.… Em nossa visita a baía, tivemos a oportunidade de conhecer o maior investimento em Costa Rica na área de turismo; um complexo de marina, resort, hotel e residências impressionantemente maravilhoso, um lugar de tirar o fôlego em termos de beleza e grandeza. O lugar realmente impressiona, o preço também, alguns terrenos com vista para o mar está sendo oferecido por 13 milhões de dólares; muitos já foram vendidos.
Depois fomos ver as praias de Hermosa, praia Panama e praia de Coco; onde decidimos dormir hoje. A areia das praias são na grande maioria escuras. As que são brancas são de caracóis.
Interessante foi notar que Costa Rica é um pais muito fechado ao capital externo, especialmente para o Americano; em torno de 90% dos carros que vimos na rua são Japoneses, coreano e/ou Chinês.
Mais uma vez, não temos Internet no quarto, terei que ver se consigo transmitir os dados da recepção, Em Costa Rica Internet ainda e um objeto de luxo.
Ah, encontramos uma brasileira de São Paulo trabalhando em um resort Hilton. Observem um vaso de flores; advinha do que e feito...